Tempo da purificação!

14/09/2012 13:11

 

Texto:Isaías 6:1 a 9.

No ano em que morreu o Rei Uzias eu vi O Senhor assentado em um alto e sublime trono e o seu séquito enchia o templo.

*O que acontece quando o pecado se choca com a santidade?E quando o povo não tem liderança,estarão desamparados?veremos nessa mensagem que quando Deus chama alguém para um grande ministério,Ele nos purifica de nossos pecados e nos torna aptos para exercer o chamado.

O profeta Isaías foi chamado por Deus para transmitir a mensagem a toda aquela nação,Mas Deus ainda queria ensinar algo ao profeta.Este era um profeta messiânico,ou seja foi o que mais profetizou sobre a vinda do Filho de Deus a Terra.

*Um trono vazio:V1.No ano em que morreu o Rei Uzias....

A nação de Israel encontrava-se em estado de calamidade e completa desordem,lembra daquele povo que precisava sempre da imagem de um homem,para governar,que pediu Saul?Lembra da nação que precisava de um deus palpável,e construiu um bezerro de ouro no deserto,essa mesma nação,como poderia ficar sem um Rei?Deus resolveu se mostrar a Isaías,e com essa mensagem quis dizer a Isaías,morreu o rei Uzias mas não pode ficar assim,morreu mas a vida continua,e quando falta humano pra governar ainda assim nada foge do controle do grande Rei,em dado momento do meu ministério quando estávamos de frente a uma Igreja em Seropédica,(quadrangular)eu era responsável pelo departamento de missôes,mas vivíamos dias difíceis,certo momento comecei a questionar a Deus,porque se calava diante de tanta maldade e injustiça,Deus por sua vez,me respondeu:Eu continúo assendo num alto e sublime trono!

Pude entender o Trono simboliza o controle,nada foge do seu controle,se o Rei Uzias morreu,Deus estava no controle,das vezes que o povo perdeu Ele estava no controle,das lagrimas que rolaram no tempo de dor Ele continuava no controle,se você ganhou ou perdeu,ainda assim,Ele está no controle.Sem questionamentos...

*A Glória de Deus:Isaías teve o privilégio de ver O Senhor assentado onde sempre esteve,e entendeu que o trono de Deus nunca ficará vazio,ainda que a terra mude de lugar,nunca fica vazio,Ele tem um propósito em cada circunstância,cada morte,cada vida,

*Comtemplando a santidade de Deus:Após ver O Grande Deus no seu trono Isaías,vê tantos serafins que o adoram a todo instante dizendo:Santo,santo santo...Seres celestiais reconhecendo a glória de Deus.Imagine eu eu você?

*Reconhecendo a natureza pecaminosa:Isaías já era profeta,mas precisava de um confirmação de seu ministério,só que tinha pecados,mas o que acontece quando alguém com roupa suja,vê alguém com vestes branquíssimas,com certeza vai olhar pra si e dizer:Nossa como estou sujo!Foi assim com o Profeta,que diante do que viu declarou:Ai de mim,que sou homem de lábios impuros!Eu vou perecer!!!

E logo confessa que é pecador,Deus se agradou do que ouviu.

*Reconhecendo a pecaminosidade do meio que se vive:È importante enfatizar que Isaías primeiro reconhece o seu pecado(olha pra dentro de si).Depois reconhece o pecado da nação:Sou um homem de lábios impuros,e habito no meio de um povo de impuros .Deus se agradou do que ouviu,porque é tão mais fácil olhar o pecado dos outros?Será que o nosso próprio pecado não nos incomoda,e só vemos os erros alheios?

Não foi assim com o profeta,não deve ser assim comigo nem com você.

Deus primeiro proporciona a visão da santidade,depois faz com que o homem em si reconheça a sua natureza pecaminosa e se arrependa,e queira santificação e purificação.

*Um processo chamado purificação:V 6 e 7

Vemos nos texto que um dos serafins voa de encontro ao profeta,e com uma tenaz e uma brasa toca-lhe os lábios,ou seja onde estava alojado todo o pecado daquele povo.Hoje pecamos muito mais com o que falamos do que com atos,o pecado ele está dentro da nossa mente,falamos o que não deve,murmuramos contra Deus,fazemos fofoca da vida do nosso irmão,assim era aquela nação....continua...